Ecologia

Madeira: a resposta ao grande desafio da sustentabilidade.

A madeira tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante na arquitectura moderna. Além das suas características naturais de força, beleza, durabilidade, eficiência térmica e acústica, resistência ao fogo e aos sismos, a madeira tem actualmente a resposta a um dos maiores desafios do nosso tempo: a sustentabilidade.

10 boas razões para preferir a madeira

Utilizar produtos de madeira ajuda a preservar as florestas

As florestas geridas de forma sustentável apresentam um aumento da massa florestal, onde a taxa de árvores em crescimento supera largamente a taxa de árvores cortadas.

A madeira é uma esponja de carbono
Em crescimento, uma árvore absorve quase uma tonelada de CO2 por cada metro cúbico de crescimento. Este CO2, retido na madeira, continua afastado da atmosfera mesmo quando a madeira é transformada em produto acabado. Desta forma, a madeira contribui fortemente para a redução dos gases que provocam o efeito de estufa.
 
A madeira é um material renovável e versátil
Os produtos em madeira podem ser reconvertidos em outros produtos, ao longo do seu tempo de vida útil, e mesmo os resíduos de madeira podem ser utilizados para a produção de energia limpa.
 
A madeira é um material forte e resistente
A madeira é o material de construção com maior ductibilidade. Esta característica permite que a madeira seja elástica e resista a condições extremas, como é o caso dos sismos. No sismo do Haiti (2010), alguns dos edifícios que resistiram à catástrofe tinham estrutura em madeira. Por outro lado, a reconstrução de L'Áquila, que sofreu também um violento sismo em 2009, está a ser feita à base de produtos hi-tech em madeira (engineered wood products).
 
A madeira é bela
Nenhum outro material de construção proporciona o conforto, o calor, a beleza e a possibilidade de criar que a madeira oferece.
 
A madeira é um excelente isolante térmico e acústico
As construções que utilizam a madeira como elemento construtivo poupam energia e CO2; como isolante térmico a madeira é 15 vezes melhor que o betão, 400 vezes melhor que o aço e 1770 vezes melhor que o alumínio. A madeira é uma solução competitiva quando se trata de edifícios onde a eficiência térmica é um requisito inquestionável.
 
A madeira é durável
A madeira foi um dos primeiros materiais de construção utilizados pelo Homem, e encontramos um pouco por todo o mundo construções milenares em madeira que permaneceram até aos nossos dias.
 
As estruturas em madeira podem ter um elevado nível de pré-fabricação
Os produtos em madeira actualmente existentes no mercado possibilitam a pré-fabricação das construções em fábrica, reduzindo os custos e a necessidade de mão de obra e minimizando o impacto no local de implantação.
 
A madeira não enferruja
A madeira mantém o seu aspecto natural por muito tempo.
 
A madeira resiste melhor ao fogo do que o aço
Ao contrário do aço que, quando sujeito a elevadas temperaturas, funde e faz com que a estrutura caia em pouco tempo, a madeira carboniza lentamente, de fora para dentro, permitindo a evacuação do edifício.
 
 
Cada um de nós tem um papel a desempenhar, contribuindo para a preservação do planeta e garantindo uma melhor qualidade de vida às gerações vindouras.
 

Como?

Seja responsável
Parte de cada um de nós a escolha de materiais e estilos de vida ecologicamente responsáveis.
 
Utilize madeira em vez de outros materiais
Além das suas características naturais, a madeira é o único material de produção limpa: terra, água e energia solar são suficientes.
 
Utilize madeira sustentável
Escolha produtos de madeira certificados, oriundos de florestadas de gestão sustentada.
 
Recicle os produtos de madeira
Qualquer produto de madeira pode ser utilizado novamente, prolongando o efeito de esponja de carbono.
 
Utilize energia limpa
Os resíduos de madeira podem ser utilizados na produção de energia (ex: como biomassa), substituindo os combustíveis fósseis.

 

Downloads

Produtos relacionados